Inspiration. Essence. Substance. Different ideas. A journey living the art of surfing. Photography, poetry, soul. Dreams coming true. Our life is a vortex moving continually in time and space. We believe in destiny.

Inspiracao. Essencia. Substancia. Ideias diferentes. Uma jornada vivendo a arte de surfar. Fotografia, poesia, alma. Tornando sonhos realidade. Nossa vida e' um buraco de vacuo se movendo continuamente no espaco, no tempo. Nos acreditamos em destino.

Thursday, June 9, 2011

Zahir (click nas fotos pra ampliar)






Zahir, vem de tradicao islamica e se desenvolveu no seculo XVIII. Em Arabe, significa algo visivel, que chama atencao. Quando voce entra em contato com esse "objeto", gradualmente toma conta de todos os seus pensamentos, ate' voce nao conseguir pensar em outra coisa. As vezes pode ser considerado um estado de iluminacao, as vezes, pode ser considerado estado de loucura. Resumindo, obscessao. Surf e' Zahir. Uma arte dificil de ser praticada, necessita vigor fisico e conhecimento do oceano. Determinacao que surge de uma vontade natural. Auto-disciplina rigida dentro de um mundo livre. Responsabilidade alem dos valores da sociedade. Aprendizado metaforico. Algo que toma conta de todos os seus pensamentos.
Eu nasci em Floripa, mas comecei a surfar em Baln. Camboriu porque meus pais tinham casa de praia la'. Nos passavamos o verao inteiro surfando na frente da sorveteria Roma. Eu, meu irmao Guto, Mickey Bernardoni, James Santos, Thiago Machado, Jofrey Seibel, Angelo Merico... Depois do almoco nos assistiamos Wave Warriors III e escutavamos Ratos de Porao.
Em Floripa, a primeira pessoa que me levou pra surfar, foi Marquinho Gevaerd. Ele me deu aulas particulares de matematica tambem, pra eu conseguir passar de ano. Marquinho era top windsurfista do Brasil na epoca, e quase foi para as Olimpiadas de Barcelona. Ainda na adolescencia, eu comecei a frenquentar a Praia dos Ingleses, e depois, Praia da Joaquina onde eu criei um grupo de amigos que influenciaram, e ainda influenciam meu estilo de vida. Nosso mentor era Andre Lenzi. O falecido Andre "Negao", pilha positiva constante, faz muita falta. Rodrigo Viegas e Cabecinha. Neco Padaratz. Marquinho Goncalves. Break. Fabricio Machado, Alcir de Souza. Guga Arruda, Alexandre Veiga, Guilherme "Graja" Ribeiro, Christian "Salmoria" Rosa, Guruba. Eu andava tambem com o Cabeca (skatista) da Mauro Ramos. Nos vagavamos pelos bares de Floripa bebendo cerveja e jogando sinuca. Durante um bom tempo nos ficavamos a tarde inteira andando de skate na pista do Clube Doze, juntamente com Rodrigo "Batata" Dias e Bernardo "Bambam" Serratine.
Existem mais de um milhao de historias pra contar.
Eu devo ser uma pessoa egoista, porque simplesmente, abandonei tudo e vazei. Sai' pelo mundo em busca do meu sonho, seguindo meu destino. Sacrifiquei tudo em nome do surf. Deixei pra tras familia, amigos, arvore, pedra e chao. So' trouxe comigo meus valores, que meus pais me ensinaram, a originalidade de um mane' da Ilha, e uma linha de surf que so' um cara criado na Joaca pode mostrar (modesta parte, agente ainda representa).
Nao me arrependo de nada. Sinto falta da minha saudosa Joaquina. Tesouro perdido. Lugar que nao tem mais volta.
No momento eu estou produzindo um livro de surf que esta ficando irado. Envolve varios aaspectos revolucionarios. Espero, em breve, poder dividir com todos, essa energia que vem das paginas dessa obra. Um brinde! Tin-tin...

Fotos em sequencia: Corey Lopez em Lowers. Tyler Hollan em Blacks. Thiago Camarao em Trestles. Justin McBride em Imperial Beach. Neco num secret.

No comments: