Inspiration. Essence. Substance. Different ideas. A journey living the art of surfing. Photography, poetry, soul. Dreams coming true. Our life is a vortex moving continually in time and space. We believe in destiny.

Inspiracao. Essencia. Substancia. Ideias diferentes. Uma jornada vivendo a arte de surfar. Fotografia, poesia, alma. Tornando sonhos realidade. Nossa vida e' um buraco de vacuo se movendo continuamente no espaco, no tempo. Nos acreditamos em destino.

Friday, June 24, 2011

Todos os surfistas profissionais estao descontentes com a ASP...

Bobby Martinez esta bolado!! Ele publicou no Twitter (nao sigo Twitter, mas li numa revista) que nao entende como ele pode estar em setimo (7o.) lugar no ranking que antes era chamado de WCT, e em quadragesimo-quarto (44o.) no ranking mundial. "This is stupid!!" ele escreveu no twitter. Ele continua: "Como que eu posso estar atras de surfistas que nem sequer estao na elite (top32) !?" Dai entao, a tal revista (TransworldSurf) manda uma email pra ASP pedindo explicacoes. A ASP manda uma carta pra revista pra explicar como funciona os dois rankings (ou o que eles chamam de ranking mundial), mas mesmo assim a revista alega ainda estar confusa. Primeiramente eles acabaram com o WQS porque a intencao era ter um unico ranking mundial. Mas pelo jeito, ainda existem dois rankings, e ninguem consegue entender como isso funciona.
Mais tarde, Bobby recebeu um email do advodago da ASP dizendo que vao processa-lo. Varios outros surfistas profissionais estao apoiando Bobby, incluindo Kelly Slater e Mick Fanning.
Com todo o respeito que eu tenho por essa entidade, pelo Renato Hickel, pelo Luiz Antonio, pelo Luli, mas a ASP esta perdida. Quiseram inventar e se atrapalharam. Foram colocar de presidente um cara que nao e' do surf, entrou na ASP atraves de uma empresa de marketing que eles contrataram a alguns anos atras.
Estao querendo fazer do surf, um campeonato de skate. O que eles nao estao se dando conta e' que no skate, as competicoes sao sub-divididas (street, half-pipe, down-hill, mega-rampa...). Eles precisam dividir o surf em pelo menos duas categorias, se nao, em breve, os top 32 seram compostos por um monte de moleques de 17 anos. Uma categoria seria considerada "street" e realizada em ondas como Huntington, Trestles, Barra, Imbituba, beach breaks em geral. E o julgamente seria baseado em aereos e manobras inovadoras. A outra categoria seria o "half-pipe", realizada em ondas como Pipe, Sunset, Teahupoo, Cloudbreak, Puerto Escondido... que no caso seria julgado baseado na habilidade do surfista em entubar, e executar manobras de borda com estilo.
Assim, o surf teria um campeao mundial no "street", e um campeao mundial do "half-pipe". Ou no caso, Kelly Slater com certeza iria ganhar as duas categorias, unificando o titulo.
Em breve, se mundancas nao forem feitas, e se voce nao for um (humano transformado geneticamente em laboratorio) Kelly Slater, ou um Taylor Knox patrociando pela RipCurl (ou Billabong, ou Quiksilver, ou Hurley), surf vai se tornar um esporte sem essencia, porque surfar uma onda, no seu elemento mais basico, esta sendo perdido.
Na real, ao invez de ficar aqui me preocupando com ASP, eu deveria e' ir surfar, porque no fundo, essa e' a verdadeira essencia do surf, porra nenhuma de competicao, porra nenhuma de patrocinio, porra nenhuma de computador!!!

No comments: