Inspiration. Essence. Substance. Different ideas. A journey living the art of surfing. Photography, poetry, soul. Dreams coming true. Our life is a vortex moving continually in time and space. We believe in destiny.

Inspiracao. Essencia. Substancia. Ideias diferentes. Uma jornada vivendo a arte de surfar. Fotografia, poesia, alma. Tornando sonhos realidade. Nossa vida e' um buraco de vacuo se movendo continuamente no espaco, no tempo. Nos acreditamos em destino.

Sunday, June 12, 2011

10 surfistas que me influenciaram ao longo dos anos...

1. Rodrigo Viegas
Aos 15 anos de idade Rodrigo Viegas ja' era um mito. Pranchas (Pirata) shapeadas pelo Valdo, cheia de teia-de-aranha e arame-farpado pintado nas bordas e entre as quilhas. Cabelos longos dourados pelo sol. Muito estilo. E muito surf.

2. Marquinho Goncalves
Marquinho fazia tudo parecer facil. Eu vi ele sair de tubos de backside dificil de acreditar. Estilo parecido com o do Tom Curren, mas sem forcar, era o estilo dele mesmo, naturalmente. Sabia tudo sobre condicoes de vento e ondulacoes muito antes de existir internet.

3. Neco Padaratz
Neco tem serios problemas mentais que o levaram a se tornar um dos maiores surfistas da historia do Brasil, e a pessoa mais incrivel que eu ja' conheci.

4. Mikki Dora
Estou lendo sua biografia. Ele era para Malibu nos anos 60, o que Rodrigo Viegas era pra Joaquina nos anos 90. Ingenuamente, criou um estilo de vida, apenas sendo ele mesmo. Era copiado por todos. Se tornou uma lenda.

5. Christian e Nathan Fletcher
Os irmaos que depois de aparecerem no video de surf exibido no TAC em 1988 Wave Warriors III, mudaram o surf pra sempre. E consequentemente, minha vida.

6. Matt Archbold
Mesma coisa que os Fletchers. Depois da sessao dele no filme Wave Warriors III, surf nunca mais foi o mesmo. Foi um tal de todo mundo aparecer com os cabelos cumpridos e atitude punk...

7. Dada' Figueiredo
Dada' era o Fletcher/Archbold do Brasil. Muito artistico e original. Todo mundo copiava o Dada'. Eu vi ele na Guarda do Embau em 1989, e eu ficava meio que seguindo ele pra ver o que ele fazia, e quando ele ia pra agua, eu ficava no costao assistindo.

8. Nick Wood
O primeiro filme de surf que eu assisti na minha vida foi na casa do Marquinho Gevaerd, e mostrava o Nick Wood ganhando o campeonato de Bells Beach (Australia) com apenas 16 anos de idade. Dali em diante ele se tornou meu idolo. Ate' hoje eu adoro ouvir histoiras sobre Nick Wood.

9. Tom Curren
Mudou o surf pra sempre nao quando ganhou 3 titulos mundiais, mas sim, depois que eu assisti ele nos videos "The Search". Ali' eu dicidi que tinha que viajar pelo mundo.

10. Guto Morelli
Meu irmao mais novo Guto nunca ganhou um elogio meu. Ele ganhava um campeonato e eu dizia: "Grandes merda!" Pois e', mas ele foi tao longe pra conquistar meu reconhecimento que eu sou obrigado a dizer: "Guto, tu e' sinistro!!"

(Como o blog e' meu e eu faco o que eu bem entender, gostaria de adicionar 3 outros surfistas nessa lista)

11. Fabio "Break"
Eu e o Break estavamos sempre juntos. Surf de manha, escola a tarde, e cerveja no recreio. Ate' quando a professora expulsava nos da sala, era os dois juntos. Ele surfava muito. Backside de nivel internacional. Mas ele resolveu pegar uma onda (loucura) tao grande, nao conseguiu sair do tubo que fechou, e esta ate' hoje preso na zona de impacto.

12. Rob Machado
A geracao "Momentum" tambem foi responsavel por mudar o jeito que todo mundo surfava. E Rob Machado era o meu favorito entre eles (Slater, Knox, Dorian...) Ate' hoje me impressiona o jeito que ele surfa uma esquerda.

13. Butch Van Artsdalen
Li um livro que conta um pouco sobre ele. Local de Windansea (California) nos anos 50. Alcoolatra, mesmo assim se tornou o primeiro Salva-vidas do North Shore (Hawaii), e foi o pioneiro a entubar em Pipeline. Ele foi o primeiro "Mr. Pipeline", antes de Gerry Lopez. Bem interessante a vida desse maluco.

1 comment:

gustavo fontoura said...

Show de bola esse artigo, tens a vibe do surf na veia, e noiz..e parabens pelo blog!!!