Inspiration. Essence. Substance. Different ideas. A journey living the art of surfing. Photography, poetry, soul. Dreams coming true. Our life is a vortex moving continually in time and space. We believe in destiny.

Inspiracao. Essencia. Substancia. Ideias diferentes. Uma jornada vivendo a arte de surfar. Fotografia, poesia, alma. Tornando sonhos realidade. Nossa vida e' um buraco de vacuo se movendo continuamente no espaco, no tempo. Nos acreditamos em destino.

Monday, March 5, 2012

Amem



Uma vez, Yvon Choinard, um cara que surfou a vida inteira, e hoje e' dono da marca Patagonia, disse: "Surf nao tem valor nenhum para a sociedade."
Surf e' uma das atividades mais insignificantes que uma pessoa possa praticar. O ato de surfar uma onda nao produz absolutamente nada para a sociedade.
Porem, independente de qualquer coisa, milhoes de pessoas surfam, todos os dias.
O que sera' que acontece no nosso cerebro, no nosso psico, que nos faz ter que surfar todo o santo dia? O que realmente acontece na nossa cabeca, que tipo de reacao quimica, ou, que tipo de santo baixa em nos quando estamos surfando uma onda?
Segundo estudos realizados por cientistas nas Universidades de San Francisco e San Diego (California), surf tem o poder de curar, ou reduzir, problemas como ansiedade e depressao. Em 1930, Sigmund Freud, o pai da psicanalise, se refere em seu livro "Civilization and Its Discontents" sobre o "sentimento oceanico". Livro que serviu durante decadas para todos e qualquer estudo ligado a psicanalise.
Apesar de sentimentos como euforia, adrenalina, diversao, concentracao, e outros tidos como cliche, "o tempo fica mais devagar", "todos os problemas desaparecem", "estou no paraiso", "uma atividade espiritual", "coneccao com a natureza"...
A verdade e' que surf e' uma forma de meditacao, e que faz o individuo se tornar uma pessoa melhor.
Uma coisa eu posso afirmar. Se nao fosse pelo surf, minha vida seria mediocre.

No comments: