Inspiration. Essence. Substance. Different ideas. A journey living the art of surfing. Photography, poetry, soul. Dreams coming true. Our life is a vortex moving continually in time and space. We believe in destiny.

Inspiracao. Essencia. Substancia. Ideias diferentes. Uma jornada vivendo a arte de surfar. Fotografia, poesia, alma. Tornando sonhos realidade. Nossa vida e' um buraco de vacuo se movendo continuamente no espaco, no tempo. Nos acreditamos em destino.

Monday, February 27, 2012

PigFish


Espiritualmente, um medium. Uma pessoa auto-confiante. Ambicioso, simpatico. As vezes adoravel, as vezes temido. Inflexivel em suas opinioes. Consegue se erguer por suas proprias forcas e meritos. Entusiasmado, generoso, corajoso. Personalidade forte, mas de bom carater, sincero. Vaidoso, extravagante. Exibido. Possessivo. Energia vibrante. Contraste de genialidade com ingenuidade. Freakshow. PSYCHO...
Em 1993, Neco Padaratz voltou da California com o estranho apelido de "Pig Fish". Naquela epoca, durante a transicao fita-cassetes para CD's, Neco gostava de ouvir Rage Against the Machine, Cypress Hill e principalmente Nirvana. Ele tinha um poster do Kurt Cobain na parede do apartamento que ele morava na Carvoeira, bairro Universitario perto do centro de Florianopolis.
Antes e depois de morar na Australia e California, Neco quebrava as ondas da Praia da Joaquina diariamente, com chuva ou com sol, vento sul ou nordeste, grande ou pequeno.
Em 1994, Neco partiu para o Brasileiro Amador, e subsequente Mundial Amador a ser realizado na praia da Barra, Rio de Janeiro. Sagrou-se campeao brasileiro na categoria Junior e fez a final na Open. Classificado para o Mundial em duas categorias, Neco abre mao da Open (porque ele ainda tinha idade de Junior), e acaba com a terceira colocacao na categoria Junior do Mundial Amador (hoje em dia o Pro Junior). Um resultado que seria um sonho para qualquer surfista, para Neco, uma decepcao. Ele ficou muito puto!! Ele era o melhor surfista daquele campeonato disparado, com performances de fazer cair o queixo. Mar grande no meio da Barra, Neco surfando com uma 6'9" shapeada por Avelino Bastos, apontado por todos como a provavel campeao mundial. Infelizmente, no dia da final, o mar ficou pequeno, inconsistente e com vento maral soprando forte, a sorte contou mais do que competencia. Neco finalizou em 3o. lugar. Kalani Robb se sagrou campeao, com Luke Hitchings em segundo e Cory Lopez em quarto.
Em 1995 Neco Padaratz vence o Nescau Surf Energy na Praia da Joaquina, etapa do WQS (como se fosse um Prime nos dias de hoje), em casa, inesquecivel pra mim, e assim comeca sua escalada no ranking rumo ao WCT. (A historia desse campeonato merece um artigo a parte).
Em 1996, apos um excelente resultado no Pro Junior de Bells Beach (Australia), com um corte de cabelo "moicano" de assustar, Neco recebe um convite de Derek Hynd para fazer parte do time da Rip Curl internacional. Neco assinou um contrato "milionario" (ahh se foose hoje em dia, hein Neco!!) e partiu numa expedicao de barco por lugares remotos da Indonesia juntamente com Tom Curren, Chris Davidson, Frankie Oberholzer e Nathan Hedge. Eles descobriram muitas ondas naquela ocasiao. Ondas que nunca tinham sido surfadas, e que nos dias de hoje estao crowdeadas com dezenas de barcos no canal, e centenas de surfistas na luta pela onda da vida.
Em 1997, Neco comeca o ano solido e termina a perna australiana em terceiro lugar no ranking do WQS, um passo muito importante para qualificar para o WCT. Dai entao, numa sessao de fotos, ele tenta um aereo gigante, e quebra o tornozelo.
Ele volta para o Brasil engessado. Fica muito depressivo, andando de muletas. Ele da nome para suas muletas. Uma se chama Dragao, e a outra, Leao. Ele escreve nas paredes do quarto poesias bizarras. Seu apartamento esta todo revirado, suas paredes todas escritas com poesias dramaticas... "Sera' que eu vou ficar bom?"
Depois de quatro meses, Neco Padaratz volta ao circuito mundial. Recuperacao em tempo recorde. Ele se submeteu a uma cirurgia em Porto Alegre, e quando eu pisquei o olho, ele estava surfando como se nada tivesse acontecido.
Nessa altura do campeonato, voltando ao circuito ja' na metade do ano, e' complicado. Neco precisava de 8 excelentes resultados nas 9 ultimas etapas que faltavam pra acabar o ano. Uma conquista impossivel para qualquer ser normal, e pior ainda para quem esta vindo de uma contusao. Mas Neco era simplesmente um fenomeno na epoca!! Se fosse hoje em dia, e todos pudessem assistir online o que Neco fez...
Depois de uma sequencia de excelentes resultados, Neco venceu dois eventos que seriam considerados Prime nos dias de hoje, e se classificou para o WCT, mesmo vindo de uma contusao seria (fratura com dois pinos no tornozelo), e nao podendo comparecer em metade dos eventos durante aquele ano. Impresionante!! Neco Padaratz era o Gabriel Medina daquela epoca. E, naquela epoca era mais dificil, porque o surf brasileiro ainda nao tinha aberto as portas para o mercado como e' hoje em dia. Nao tinha internet, a ASP ainda nao tinha se dado conta de quantas pessoas amam esse esporte no Brasil.
Durante a contusao, Neco passou por um periodo muito conturbado a respeito dos patrocinadores. Atraso nos salarios, e provavel demissao. Um momento bem complicado na carreira de um surfista profissional desse nivel. Porem, o talento falou mais alto que o dinheiro.
Em 1998, fazendo parte da elite do surf mundial, Neco Padaratz termina o seu primeiro ano no WCT com a decima-terceira posicao. So' nao foi eleito "Rookie of the Year" porque Mick Campbell terminou aquele ano em decimo-primeiro.
No ano seguinte, Neco abandona o circuito alegando problemas particulares, mesmo estando em 6o. lugar do ranking WCT, caminhando para um possivel titulo mundial. Considerado pela revista SURFER, biblia do surf, como uma das maiores desistencias da historia do surf.
Na metade de 1999, Neco decide voltar a competir. E vence, como "wildcard" a etapa do WCT em Hugtinton Beach (hoje o US Open). Eu imagino se fosse hoje em dia, com transmissao ao vivo pela internet...
Alem de vencer o circuito WQS duas vezes seguidas, em 2002 e 2003, e duas vitorias em eventos do WCT (um deles na Franca desbancando Andy Irons na final), eu acho que Neco Padaratz e' o unico surfista da historia a se classificar quatro vezes para o WCT. Tres atraves de resultados no WQS e uma como wildcard por contusao (hernia de disco). Fato historico. Principalmente numa epoca que surf nao tinha tanta infra-estrutura. Teve muitos surfistas que abandonaram a carreira no segundo ano correndo o circuito WQS. Outros, que tentaram durante dez anos e nunca conseguiram a classificacao. O WQS era um circuito que matava os sonhos de qualquer surfista de ser pro.
Voltando ao futuro, 2010, eu entro no apartamento de Neco Padaratz na California, onde ele estava vivendo (com a esposa Ana e filho Zion), principalmente para manter um treinamento intensivo com o preparador fisico Alvaro Romano, e surfar os mais variados estilos de surf que a costa californiana porporciona, me deparo com um cidadao com o cabelo duro arrepiado, olhos de quem nao dormiu a noite anterior, arrancando os adesivos da prancha. Da noite pro dia, um dos maiores idolos do surf brasileiro acorda desempregado. Jogado as tracas. Um cara que deu a vida, corpo, alma e sangue, carregando a bandeira verde-amarela-azul-e-branca nas costas, jogado no lixo, como uma roupa velha. Se hoje existem Medinas, Alejos, Jadsons, Mineirinhos, Raonis, e Heitores, e' porque um dia, Dadas, Fabinhos, Tecos, Petersons, Herdys, Vitinhos e Necos, tocaram pedras nos palanques, socaram paredes e pranchas, gesticularam, intimaram nos bastidores, ou simplesmente surfaram duas vezes mais que seus oponentes pra vencer baterias e campeonatos..
Saudade de ver o Neco no circuito arrepiando as ondas e qualquer surfista que cair com ele numa bateria. Saudade de ver ele reclamando com os juizes, tentando fazer com que o surf brasileiro fosse reconhecido.
Nao interessa onde, como, ou porque. "Da primeira manobra no outside, ate' a ultima manobra na areia, ninguem surfa com mais paixao do que Neco Padaratz." diz a namorada de Dane Reynolds numa revista americana.

1 comment:

Danielzinga said...

é verdade..é verdade...ngm surfa com essa paixão...grande Neco...ainda tem lenha pra queimar...gostaria muito que alguem (marcas) acreditasse nisso ainda....