Inspiration. Essence. Substance. Different ideas. A journey living the art of surfing. Photography, poetry, soul. Dreams coming true. Our life is a vortex moving continually in time and space. We believe in destiny.

Inspiracao. Essencia. Substancia. Ideias diferentes. Uma jornada vivendo a arte de surfar. Fotografia, poesia, alma. Tornando sonhos realidade. Nossa vida e' um buraco de vacuo se movendo continuamente no espaco, no tempo. Nos acreditamos em destino.

Saturday, June 26, 2010

When the sky turn grey





















Nosso santuario. Um lugar para se tratar. Um lugar onde tudo se move na velocidade certa. Onde nossa sensibilidade esta apurada, e nosso corpo confortavel. Onde tudo acontece na batida do coracao. Tao misterioso quanto familiar. Tao azul quanto amarelo e alaranjado.

Na era dos blogs, todo mundo abre a porta do seu quarto para mostrar seu proprio esqueleto. Eu cavoquei profundamente dentro da historia moderna do surf e mais especificamente dentro da vida de determinados individuos, como Neco Padaratz, James Santos, Fernando "Fanta" Moura e Cassio Sanches. Eles abriram seus coracaoes.

Vida na California pulsa intensamente. Meio groove, meio sedutora, unica, as vezes triste. Perigosa. Uma vibe diferente. Aqui e' onde homem vira crianca. Onde voce aprende a lidar com a solidao. Aprende a lidar com estranhos. Aprende a engolir sapo. Aprende a colocar voce mesmo no seu proprio lugar. Onde voce aprende a saborear um bom vinho. Onde voce pode comprar Kush na farmacia. Aqui voce consegue desvendar aquela enterna duvida de o que e' mais importante, dinheiro, ou vida. Ou, pensando bem, nesse aspecto aqui fica tudo ainda mais confuso. Na California voce ve e vive tudo. Tudo mesmo. Tudo que voce quer, e o que nao quer. Um aprendizado profundo, demencia constante.

Eles tem um encontro marcado com Yufu Paes, mas estao muito atrasados. Yufu vai leva-los no outlet da Xcel para eles comprarem roupas de neoprene a precos ridiculos de barato. Cassio ainda esta dentro da agua esperando por uma saideira enquanto James fala com Yufu no celular.

11:11 a.m. San Clemente - Com o carro ja parado no estacionamento de Trestles Neco Padaratz esta sentado no banco do motorista escutando a musica "The Wall" do Pink Floyd, porem uma versao mais pesada tocada pela banda Korn. Ele se inspira atraves da musica. Ele coloca uma mochila nas costas, duas pranchas Havenga debaixo do braco e comeca a caminhada em direcao a praia. Ele vai falando o tempo inteiro. Cruzamos no meio do caminho o shaper Pedro Battaglin e o mestre de jiu-jitsu Royler Gracie que ja estavam indo embora. Neco desce pela trilha contando historias de memorias que vao passando pela sua cabeca desordenadamente. Sao tantas historias...
La' no pico entre Lowers e Uppers estao James Santos, Fernando Fanta e Cassio Sanches, ja com o tripe' armado e a filmadora apontada para as direitas quebrando como uma maquina de ondas. Eles trocam algumas palavras, dao muitas risadas e demoram um pouco pra cair na agua, pois sabem que com a mare' enchendo as ondas ficarao ainda melhores e as series mais constantes.
Neco e' o primeiro a entrar depois de uma longa sessao de alongamento. Logo em seguida James tambem rema para o outside. Fanta fica filmando e Cassio decide esperar pra cair junto com Fanta, mais tarde, nas esquerdas de Lowers.

2:22 p.m. San Diego - No meio da nossa sessao de surf em Ocean Beach eu gritei para o Neco: "Tenta uns aereos!!" Ele estava destruindo as ondas como sempre, impecavel, preciso. Mas os juizes da ASP querem ver inovacao, progressao. Se eu concordo ou nao, nao vem ao caso. Dai em diante Neco comecou a finalizar suas ondas com reverses insanos de backside.
No dia seguinte, quando fomos para Trestles fazer essa sessao de fotos, Neco estava dando varios aereos, um mais alto que o outro. E completando. Bonito de se ver a forca de vontade e determinacao desse profissional do surf visto muitas vezes como anti-atleta.

Fanta ascende um GudangGaran e todos comecam a rir. Longos cabelos ruivos, todo barbado e um braco completamente tatuado pelo Glauco da Guarda. Piercing no labio, bone' preto, camiseta preta, calca preta da MCD, tenis preto da Globe e fala mansa. Quando vi ele surfando eu fiquei chocado. Nao so' eu, todos na praia. O estilo dele estava transbordando. Performance inspirada usando uma prancha shapeada por Rodrigo Dias com uma rabeta "bat-dimond". Eu juro, em 30 minutos ele surfou o que outros pros nao fazem num ano inteiro. Double-grabs, no-grabs air reverses, cutbacks segurando a borda... ele fez de tudo e com muito estilo. Num lugar como Trestles, onde todo mundo tem estilo, Fanta se sobresaiu, diante das minhas proprias lentes.

James Santos e' um pirata moderno. Ele me chama: "O poeta que virou profeta". Nos surfavamos juntos quando eramos muito pequenos na frente da sorveteria Roma, em Balneario Camboriu, lugar que sempre revelou talentos para o mundo. Quando contei pra ele que eu e o Neco fomos no show do Napalm Death ele sorriu, e disse que tinha um disco deles em vinil. Ele reclama de dores nas costas, mas ainda possui um dos estilos de surfar mais bonitos do Brasil. Fotografar surf nunca foi facil, e no momento em que James executou a melhor manobra da sessao eu estava trocando o filme da maquina. Ele executou um layback na juncao de uma onda da serie que fez Cassio e Fanta vibrarem. Uhu!! Com certeza essa manobra vai pro filme que eles estao produzindo pra MCD.

Cassio Sanches admite que nao consegue mais comer burgers. Ele e' muito quieto, fala pouco. So' abre a boca para dizer sabias palavras. Tatuado dos pes a cabeca, ou melhor dos pes ao pescoco. Criado em Santos, tem como professores Picuruta e Renatinho. Ele senta no meio do crowd esperando pelas esquerdas de Lowers. O mar esta diminuindo, as series cada vez mais demoradas. Ele executa alguns bons cutbacks e tenta alguns aereo-reverses. O shape que ele usa e' do Zampol. "Ele e' responsavel por fazer as DHD no Brasil" diz Cassio. Mas quando o assunto e' mulher, dai' ele se abre um pouco mais (risos).

10:01 p.m. Pacific Beach - Nos estamos todos tomando cerveja (Corona) na minha casa, conversando sobre coisas do passado, ou sobre amigos em comum, escutando musicas antigas, relembrando momentos. Nostalgia pura. Neco Padaratz pega um papel e comeca a escrever. Tentei falar com ele, nem deu bola, concentrado em sua escrita. A galera pergunta: "Neco, o que voce esta ecrevendo?" Ele nem move a cabeca ignorando a todos. Simplesmente tendo um dos seus momentos pra si mesmo. Durante uma hora, nos estavamos assistindo videos de surf, tocando violao, conversando e rindo enquanto Neco estava com a cabeca baixa, concentrado escrevendo uma poesia qual eu vou publicar nesse blog em breve.

No comments: