Inspiration. Essence. Substance. Different ideas. A journey living the art of surfing. Photography, poetry, soul. Dreams coming true. Our life is a vortex moving continually in time and space. We believe in destiny.

Inspiracao. Essencia. Substancia. Ideias diferentes. Uma jornada vivendo a arte de surfar. Fotografia, poesia, alma. Tornando sonhos realidade. Nossa vida e' um buraco de vacuo se movendo continuamente no espaco, no tempo. Nos acreditamos em destino.

Sunday, March 28, 2010

Tom Curren




Uma vez ambos heroi e anti-social. Massas de fans amavam ele. Ate mesmo hoje em dia meio underground, ele ainda e' um idolo. Seu delicado estilo e linhas precisas definiram uma era no mundo do surf. Seu surf sempre num compasso brilhante que somente alguem que cresceu no mar poderia capturar. E' como surfar com a mente. O jeito perfeito que uma onda deve ser surfada. Eu me lembro nos assistindo os filmes The Search mais de cem vezes. Tom Curren venceu quatro eventos consecutivos da ASP, um recorde que provavelmente nunca sera batido. Durante anos ele obteve o recorde de maior numero de vitorias na ASP, 33 vitorias, superados por Kelly Slater somente depois de Kelly ter sido 8 vezes campeao mundial, contra tres de Tom Curren. Outro feito do mestre, ele e' o unico campeao mundial vindo das triagens. Ou seja, algo que jamais podera ser feito novamente. Ele redefiniu o surf de ondas grandes usando um fish 5'7" na Indonesia. Ele ganhou um evento muito importante no Hawaii, em Haleiwa sem o logo da OP na prancha, como se estivesse virando as costas para seu patrocinador. Tom Curren parece fazer coisas que mesmo parecendo erradas, de algum jeito acabam se tornando certas.
Em 1991, um swell typhoon atingiu o Japao durante o campeonato da ASP. Varios picos estavam quebrando enorme e prefeito, mas o campeonato foi realizado num beach break (fundo de areia) horrivel. Tom Curren remou para sua bateria, e nao pegou sequer nem uma onda, em boicote ao que estava acontecendo. Ele nunca falou absolutamente nada a respeito disso. Todos os reefs da costa do Japao estavam sendo encinerados pelo swell e completamente vazios. Ninguem surfando.
No dia seguinte, Curren remou para o outside numa 6'9", sozinho. Prancha extremamente pequena pra as condicoes. Ele pegou uma onda de 18 pes, consegui completar o drop e correu para uma surfshop procurando por uma prancha maior. Ele encontrou uma 8'0" que parecia terrivel. Ele pegou a prancha e remou para fora novamente, sozinho.
Mais tarde, Kelly Salter nos seus 18 anos de idade e Tom Carroll caem no mar para fazer companhia a Curren. Kelly pega uma onda e sai da agua alegando medo. E assiste Curren e Carroll pegar uma onda apos a outra, um de backside, o outro de frontside. A onda era um tipo de Haleiwa quando esta muito perfeito, porem maior, sem correntes e sem crowd.
Existem milhoes de historias sobre Tom Curren deixar cheques de 10.000 dolares jogados debaixo do banco do carro e nunca sacar o dinheiro, entrando nos avioes mas nunca chegando ao destino. Nao aparecendo pra sessoes de fotos depois de fotografos viajarem meio mundo para fotografa-lo. Ou simplesmente desaparecendo.
Ele encontrou paz de espirito num nivel de necessidades basicas suficientes para viver bem. Sem dor de cabeca.
Todas as sementes que ele plantou em nossas cabecas...

1 comment:

sdebem said...

Legal,... eu não tinha mais ouvido falar do Tom Curren...