Inspiration. Essence. Substance. Different ideas. A journey living the art of surfing. Photography, poetry, soul. Dreams coming true. Our life is a vortex moving continually in time and space. We believe in destiny.

Inspiracao. Essencia. Substancia. Ideias diferentes. Uma jornada vivendo a arte de surfar. Fotografia, poesia, alma. Tornando sonhos realidade. Nossa vida e' um buraco de vacuo se movendo continuamente no espaco, no tempo. Nos acreditamos em destino.

Tuesday, March 11, 2014

Interview: Guto Morelli

(foto: Marcio David) Irmao mais novo e' aquela coisa, amor e rivalidade. O mais novo quer sempre ser melhor que o mais velho, por ter o irmao mais velho como idolo, o mais velho tem sempre que melhorar para nao perder para o mais novo. Andy and Bruce Irons sao um dos exemplos que vem a minha cabeca. Faz muitos anos que eu deixei a rivalidade de lado e me tornei fan do meu irmao mais novo. O cara e' tao obcecado que nao tem como competir com ele. Abandonei, e parti para o lado artistico, que dai nao tem pra ele (risos). Ele me traz muito orgulho. Guto e' uma pessoa muito inteligente, muitas vezes quieto mas de personalidade muito forte. Muito determinado. Tem no sangue o DNA dos Morelli. Recentemente Guto fez mais uma final em competicao local (Assossiacao de Surf do Campeche), ao lado de nomes como Carlos Gama e David Huzadel, lendas vivas do surf brasileiro. Eu lembro quando eu era crianca, com 12 anos de idade, eu via o Gama, Ivan Junkes, Kaxote, Lulu Oliveira e Roberto Lima colocando as pranchas em cima de uma Gurgel Carajas na frente do Colegio Catarinense, e tocando para o surf. Esses caras eram idolos para nos. Nos nao tinhamos acesso a revistas ou videos de surf, era muito raro. O que nos inspirava era isso, ver os caras na real, o que estava realmente acontecendo ao nosso redor. Eu lembro bem de ter presenciado no final dos anos 80 o Ismail Maciel quebrando as valas da Praia Brava. O Luis Neguinho (na Praia Mole) tambem impressionava. Sandro Sarda'(na Joaquina), Malelo (no Santinho) e Stewart (na Barra) tinham muito estilo. Bons tempos. Quando comecei a frequentar a praia da Joaquina diariamente, quando ainda moleque, la' estavam caras da minha geracao como Marquinho Goncalves, Rodrigo Viegas, Cabecinha, Fabio Break, Guga Arruda. No Matadeiro tinha Alcir de Souza e Alexandre Veiga. Em Baln. Camboriu onde passavamos os veroes durante a adolescencia tinha a galera do Roma incluindo Mickey Bernardoni e James Santos e a galera do Centro como Malhado, Andre Huebes, Christian Vaccaro, Fabiano Fisher, Terence Shauffert, os irmaos Padaratz e muitos outros. Camboriu respirava surf, e isso era o que mais nos inspirava, ver nossos amigos surfando. E quando alguem vinha pra mim e dizia que o Guto tinha surfado melhor do que eu, eu ficava puto, e tudo que eu tinha na cabeca era surfar melhor no dia seguinte. O tempo passou, nos crescemos, seguimos nossas vidas, cada um com seu caminho, mas o amor pelo surf e' o mesmo. Cada um do seu jeito. Segue aqui no blog, uma entrevista com um dos meus maiores idolos, meu irmao e OutraCultura "ambassador", Guto "Morellinho". 1. Qual e' a sua rotina no seu dia a dia, como vc faz pra consciliar surf e trabalho? Guto: Meus dias e minha agenda é de acordo com as ondas. Procuro trabalhar bastante nos dias ruins de onda para quando tem onda eu poder surfar. Ou seja a natureza dita o ritmo. 2. Qual as suas ondas favoritas? Guto: Minhas ondas favoritas são a Joaquina e o Campeche. Moro entre essas duas praias e dependendo do vento e swell vou para uma ou outra. 3. Fale um pouco das suas viagens pelo mundo, suas experiencias, momentos inesqueciveis... Guto: Já viajei para Europa, Califórnia, Hawaii, Peru, Indonésia e México. Cada viagem representa uma fase da minha vida. Elas me ajudaram a viver grandes experiências e adquirir uma certa bagagem. Acho que a maior riqueza que tenho na vida são os momentos que vivi e guardo na memória. 4. Quem eram teus idolos (locais) na adolescencia? Quem te influenciava? E hoje em dia quais sao os seus surfistas favoritos? Guto: Quem mais me influenciou foram os caras que eu via surfando na Joaca quando eu era garoto. Evandro Faria com a maior naturalidade nas ondas grandes, Marcos Gonçalves dando show, Neco Padaratz destruindo, Rodrigo Viegas entubando com estilo, Fabricio Machado esculpindo as ondas com rasgadas. 5. Onde vc encontra motivacao para continuar surfando, principalmente nos dias grandes? Guto: Minha motivação vem de dentro. Se eu perder um dia bom, grande, fico nervoso!! Parece que tenho que estar lá para alimentar um bicho que vive dentro de mim. Quando ta grande, fico tenso, tento dominar essa tensão e encarar os desafios, conhecer meus limites. A natureza nos ensina muito a sermos humildes. Outra coisa que me motiva são os surfistas big-riders que encaram ondas como jaws, mavs, teahupoo, pipe... Quando vejo o que esses caras estão fazendo, percebo que sou um jovem aprendiz. 6. Que tipo de musica vc tem escutado? Guto: Tenho ouvido vários sons, sou bem eclético e ouço diferentes tipos de música, dependendo do momento.. 7. Quais seus planos para o futuro? Guto: Agora meus planos são me manter em forma, saudável para poder continuar surfando o melhor que eu puder. Em breve quero voltar para Indonésia e se possível visitar a Austrália. Estou trabalhando forte para conseguir realizar esses sonhos.

No comments: